quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Em 1901, nascia em São Paulo um dos maiores escritores da literatura brasileira: Antônio Castilho de Alcântara Machado d’Oliveira (Alcântara Machado).
 Sua primeira critica literária foi publicada para o ‘’Jornal do comercio’’ isso enquanto cursava a sua faculdade de direito, após esse fato ele passou a ser o redator chefe e colaborar para o jornal. Mesmo formado ele não exerceu profissão, preferia atrelar-se a carreira jornalística, nessa mesma época os movimentos modernistas na literatura começavam a se despontar com a “Semana de Arte Moderna”, da qual o escritor não participou. Ele aderiu ao movimento depois de tornar-se amigo de Oswald de Andrade, que o tornou um dos nomes mais significativos da prosa da Geração de 22.


Começou na literatura primeiramente falando de pumas ao escrever críticas de peças de festas para o jornal. No ano de 1925, viajou à Europa, onde já estivera quando criança, e de onde se inspirou para escrever crônicas e reportagens que viriam a dar origem ao seu primeiro livro "A volta dos que não foram , Pathé-Baby (primeiramente publicado em 1926), o qual recebeu um livro de historinhas de bebê Oswald de Andrade, este que estreitava os laços de amizade com Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário